Santos, Ana Paula O. and Kon, Fabio (2009). Adaptação de metodologias de usabilidade para o contexto de desenvolvimento de software livre. In XXIII SBES - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (WTES - Workshop de Teses e Dissertações).
A maioria dos projetos de software livre não possuem em seu processo de desenvolvimento, práticas para obtenção de boa usabilidade. Isso se deve pela mentalidade de parte dos desenvolvedores deste tipo de software, voltada
mais para a funcionalidade do que para os usuários do sistema. Iremos propor uma metodologia para se obter melhor usabilidade em software livre, com ênfase em sistemas Web, através da adaptação de métodos eficazes para o modelo de desenvolvimento de comunidades de código aberto. Tais métodos são normalmente utilizados por empresas especialistas em projeto de interação e, em menor ou maior grau, são inseridos nos processos de desenvolvimento de projetos de software fechado, o que garante em geral, uma melhor usabilidade quando comparados à maioria dos sistemas de software livre. Esse cenário, é um dos fatores que ainda limita a expansão de uso e aceitação de sistemas livres, pois perdendo-se em usabilidade perde-se também em confiança dos usuários.
Inserindo-se práticas para obtenção de boa usabilidade no ciclo de desenvolvimento de software livre, não só consegue-se aumentar a aceitação desse tipo de software na sociedade como também esse processo favorece o surgimento de novas ideias para interfaces. Afinal, o modelo colaborativo e aberto do software livre possibilita uma maior exploração de um dos conceitos-chave de métodos de usabilidade: a aceitação de várias ideias de design e interação, promovida pela possibilidade de abertura à contribuição para qualquer pessoa interessada em participar. Dessa forma, o processo não é limitado a especialistas da área de Computação, pois a dinâmica das comunidades livres facilita a melhor exploração desta abertura.